...
top of page

Nenhuma decisão sem nós!


Para o Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21/3/2025, a associaçõ italiana CoorDown está lançando o campanha “NENHUMA DECISÃO SEM NÓS” que demanda a presença de pessoas com deficiências nos lugares onde as decisões são tomadas, seja em relação à autonomia pessoal, questões sociais ou políticas.


A versão legendada em português e Libras é uma parceria entre o Instituto Metasocial, a Federação Brasileira de Síndrome de Down, o Movimento Down e o Cromossomo21.


O filme da campanha internacional de conscientização foi criado em colaboração com a agência SMALL, com sede em Nova York. O vídeo é um musical com Caterina Scorsone, estrela de “Grey’s Anatomy” e mãe de uma filha com síndrome de Down. Pela primeira vez uma campanha da CoorDown incluiu também atores com diferentes deficiências entre os protagonistas.


ASSISTA AO VÍDEO ORIGINAL



A inclusão nunca será possível se as decisões que moldam o mundo forem tomadas apenas por poucas pessoas, por exemplo. Poucas pessoas. Não se trata apenas de oferecer oportunidades específicas de inclusão, mas de mudar a maneira como todos vivemos juntos: as pessoas com deficiência querem estar onde as decisões são tomadas e onde o mundo é planejado.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um bilhão de pessoas, 15% da população global, vivem com uma deficiência. Mas onde estão essas pessoas quando os planos para o mundo em que vivem são feitos? Elas não são protagonistas. Os ambientes onde as decisões são tomadas permanecem fechados e existe o risco de se tornarem cada vez mais inacessíveis. Isso se aplica a todas as pessoas com deficiência.


Dois anos atrás, o filme “Desculpas ridículas para não ser inclusivo” começou com estas palavras: “Em um mundo cada vez mais atento à inclusão, resta apenas um truque para evitá-la: inventar uma desculpa ridícula. Hoje, vemos retrocessos na questão da inclusão. Enquanto direitos duramente conquistados e conquistas das pessoas com deficiência no trabalho, na escola, no esporte e na sociedade estão sendo questionados e cancelados por decretos, a CoorDown e associações ao redor do mundo, juntamente com todos as pessoas com deficiência não só querem resistir, mas querem dar cem passos à frente.

As pessoas com deficiência não querem apenas fazer parte do mundo, mas querem estar entre aqueles que tomam decisões sobre o mundo em que habitam.


O filme “NENHUMA DECISÃO SEM NÓS” nasceu de um compromisso com a importância de incluir pessoas com síndrome de Down e pessoas com deficiência em geral nos processos de tomada de decisão. A música cativante e original NENHUMA DECISÃO SEM NÓS, traz pessoas com várias deficiências, em uma variedade de ambientes, juntos para afirmar seu lugar de direito na sociedade. Elas se unem para exigir fazer parte das conversas que afetam suas vidas – desde as roupas que vestem, até como vivem, da escola ao trabalho, e para decidir como os espaços ao seu redor são projetados – porque o que acessível para alguns nem sempre é acessível para todos.


No início do filme, somos transportados para o quarto de Sofia, uma garota com síndrome de Down. Os pais de Sophia estão decidindo qual vestido sua filha deve usar em um casamento, sem pedir sua opinião. Sofia não está envolvida no processo de tomada de decisão. De repente, Sofia invade a sala, exigindo que ela deve tomar esta decisão. Um usuário de cadeira de rodas quer estar no onde o projeto para uma nova estação de trem está sendo aprovado. Uma mulher com nanismo quer se envolver no projeto do seu espaço de trabalho. Um aluno surdo reage com sarcasmo quando o diretor da escola diz para todos fugirem ao som do alarme de incêndio. Uma pessoa cega em um aeroporto reclama de um ponto de informação com tela sensível ao toque que é inútil para quem não enxerga. Finalmente, uma mulher com uma deficiência física e um homem com deficiência intelectual pedem a um político no congresso para estarem onde as leis são escritas.


De hoje até 21 de março, os canais de mídia social da @CoorDown – do TikTok ao Instagram e Facebook – vão compartilhar e ampliar as histórias de pessoas com deficiência contando sobre decisões das quais foram excluídas, sob o grito de guerra: “Quero estar onde as decisões são tomadas. Nenhuma decisão sobre nós, sem nós.”

“NENHUMA DECISÃO SEM NÓS” está disponível no canal do Youtube e em todas as plataformas sociais da CoorDown e parceiros. Um elenco profissional internacional foi escolhido para o filme, com Mia Noelle Rodriguez, jovem atriz e cantora com síndrome de Down de 16 anos, junto com Caterina Scorsone, atriz de “Grey’s Anatomy” e estrela global, mãe de uma filha com síndrome de Down e porta-voz da Global Down Syndrome Foundation.


Atores, atrizes e performers com deficiência que, além de atuar interpretaram a música original do filme: Blake Stadnik, Jahmai Davis, Annika Nadine Hutsler, Ali Chapman, Danny Gomez, Cole Sibus, Domonique Brown.


A campanha foi criada em colaboração com a agência nova-iorquina SMALL e produzida pela Indiana Production, dirigida por Rich Lee, com cinematografia de Christopher Probst.

A música foi composta e interpretada por Stabbiolo Music. Esta campanha internacional nasceu na Itália com a CoorDown e é apoiada pelo Down’s Syndrome Association UK — que esteve ao lado da ONG italiana neste projeto de comunicação desde 2014 — e inclui contribuições de vários associações que fortalecem seu impacto global: Down Syndrome Australia, National Down Sociedade de Síndromes, Sociedade Canadense de Síndrome de Down, Fundação Global de Síndrome de Down, Together Academy, Associação de Síndrome de Down da Nova Zelândia, Down Syndrome International e With Not For.

Com esta campanha, a Fondazione Cariplo une forças com a CoorDown e lança um Programa de 20 milhões de euros, para garantir o projeto de vida de pessoas com Deficiência. Desde 2000, a Fondazione Cariplo trabalha com questões relacionadas à deficiência, desde a inclusão na habitação e no trabalho, à proteção jurídica e à inclusão social. A campanha também recebeu apoio da Fondazione Compagnia di San Paolo, ABMauri Itália Spa Società Benefit e Eco Demolizioni.


A campanha deste ano também apresenta parte do elenco vestindo peças de vestuário adaptável da rede de lojas Primark. Desenvolvido pela premiada Victoria Jenkins, a coleção foi projetada para ser inclusiva, com foco no desenho universal que facilitam o uso por pessoas com uma variedade de deficiências. Inclui recursos como zíperes magnéticos, fechos de pressão, presilhas na cintura e aberturas ocultas para tubo, ostomia ou acesso de cateter, juntamente com uma coleção especial criada para ser confortável e prática para usuários de cadeira de rodas. A empresa de acessibilidade Scribely criou uma versão com audiodescrição do vídeo e  transcrição descritiva.


A presidente da CoorDown, Martina Fuga, afirma: «Todos nós sabemos o peso de ter decisões tomadas por outros, sem poder expressar nossa voz. As pessoas com deficiência vivem essa frustração todos os dias. Elas enfrentam isso em suas vidas privadas, na escola, no trabalho, nos espaços que habitam, quando viajam e na vida social. Depois de anos de progresso lento, mas significativo em direção a um mundo mais inclusivo, hoje enfrentamos um retrocessos preocupantes. Com essa campanha, unimos nossa voz a todas as pessoas com deficiência, lançando um apelo à ação que

transcende todas as divisões e barreiras. Somente nos unindo e exigindo com firmeza um lugar em mesa de tomada de decisão podemos enfrentar este momento histórico que parece ter a intenção de relegar as pessoas com deficiência ao silêncio e à invisibilidade.»

Caterina Scorsone, atriz, ativista e defensora das pessoas com deficiência, afirma: «Eu queria trabalhar com essa equipe de performers, coreógrafos e cineastas incrível, porque neste momento em história, é extremamente importante nos posicionarmos. Estamos sendo chamados questionados sobre quem em nossa comunidade global é convidado a participar das decisões que formam a própria estrutura da nossa sociedade. Pessoas com deficiência lutaram incansavelmente para que suas vozes fossem ouvidas nos lugares onde as decisões são tomadas. Elas trabalharam muito por equidade e igualdade para todos. As muitas batalhas e triunfos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência evidenciam o fato desconfortável, mas importante, de que o consentimento só é possível quando o acesso aos mecanismos e lugares de tomada de decisão é possível. A inclusão real requer consentimento e o consentimento está no cerne dos valores que sustentam a própria democracia.


O consentimento, a inclusão e o acesso não são apenas para as poucas pessoas que atendem aos critérios e métricas de uma minoria rica cada vez mais exclusiva. Em uma democracia, o poder de decisão é para todos».

Luca Lorenzini e Luca Pannese, Diretores Executivos de Criação, SMALL New York: «Este ano optamos por adotar uma nova linguagem: o musical. Este tipo de linguagem nos permitiu transmitir uma mensagem importante de uma forma envolvente, graças ao poder da música. O processo de produção foi emocionante, especialmente porque tivemos a oportunidade de filmar em Los Angeles, uma cidade única no mundo pelos talentos que oferece. Foi emocionante selecionar os vários personagens, cada um com

habilidades vocais extraordinárias, e estamos muito satisfeitos com o resultado final. Um agradecimento especial vai para Rich Lee, um diretor com quem já colaboramos duas vezes para a CoorDown e que sempre traz uma visão criativa verdadeiramente única para o set.»


Karim Bartoletti, Sócio/MD/Produtor Executivo, Indiana Produção: «Os projetos da CoorDown são a prova de como uma equipe bem azeitada pode cada vez melhorar mais, eles são os prova de que a criatividade pode atrair talentos incríveis e mostrar que, por mais desafiadores que sejam os obstáculos de execução, pode haver um interesse sincero em fazer parte de um projeto em que todos os envolvidos trazem algo importante para a mesa. Todos os anos temos uma nova visão e um novo desafio criativo para produzir e este ano desafio não foi tarefa fácil: um conteúdo de estilo musical com uma premissa central tão importante — em um momento em que a diversidade, equidade e inclusão estão enfrentando reações muito tristes, que poderia se expandir de Síndrome de Down a qualquer outra deficiência. Decidimos construir o projeto em Los Angeles, com Rich Lee no comando – sua terceira campanha para a CoorDown. Filmar em Los Angeles não só nos deu a oportunidade de ter profissionais talentos disponíveis, mas também nos deu a chance filmar o projeto no Synapse, um dos melhores palcos de produção virtual dos EUA, o que permitiu que o conteúdo fosse filmado no maior número possível de ‘locações’ sem nunca sairmos do Los Angeles Center Studios. Fizemos o que era muito complicado parecer fácil, mas, como todos os anos, sabemos que o que importa é o talento e o amor que cada membro do elenco e equipe traz para o projeto. Isso me comove pessoalmente me todos os anos.”


O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data, oficialmente reconhecido por resolução da Organização das Nações Unidas, criada para difundir maior conscientização e conhecimento sobre a síndrome de Down, com o objetivo de criar uma nova cultura de diversidade e promover o respeito e a inclusão na sociedade para todas as pessoas com síndrome de Down. A escolha da data 21/03 não é acidental: síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é caracterizada pela presença de um cromossomo extra – três em lugar de dois – no 21º par de cromossomos dentro das células.


A CoorDown ODV – Coordenação de Associações de Pessoas com Síndrome de Down foi fundada em 1987 e formalmente instituída em 2005 para promover ações de comunicação compartilhada entre as várias organizações italianas dedicadas à proteção e promoção dos direitos dos pessoas com síndrome de Down. É agora o órgão oficial de diálogo com todas as instituições. Cada segundo domingo de outubro, a CoorDown promove o Dia Nacional das Pessoas com Down e, no dia 21 de março de cada ano, Dia Internacional da Síndrome de Down, por meio da produção de campanhas de comunicação internacional que receberam reconhecimento global: mais de 30 Cannes Leões, mais de 5 Grand Prix for Good (de Cresta Awards, Eurobest, ADCE e outros), vários prêmios Act Responsibly e mais de 70 prêmios internacionais – culminando com o prestigioso Prêmio de Ação ODS das Nações Unidas em 2024.



Hashtags oficiais da campanha: #NoDecisionWithoutUs #WorldDownSyndromeDay #WDSD25.


Agência: SMALL

Diretores Executivos de Criação: Luca Pannese, Luca Lorenzini

Diretora de Criação: Silvia Messa

Diretor Geral: Alberto Scorticati

Gerente de Contas: Chiara Guadagnini

Produtora: Indiana Production

Diretor: Rich Lee

Diretor de fotografia: Christopher Probst, ASC

Diretora de criação em tempo real: Louise Baker Lee

Produção Executiva: Karim Bertolotti

Produtora Sênior: Silvia Bergamaschi

Assistente de produção: Luca Bettinetti

Produção Virtual: Synapse

Produtor Executivo Synapse: Justin Diener

Produtora Executivo Synapse: Alisa Chieves

Produtora: Lisa Arianna

Supervisor de Produção Synapse: Elisabeth Makitalo

1º DC: Andrew Coffing

Designer de produção: Brianna Gonzalez

Guarda-roupa/estilista: Boyd Sloan

Maquiagem / Cabelo: Maxi Kaligh

Coreografia: Fatima Robinson, Adrian Wiltshire

Colorista: Danilo Vittori

Edição: Luca Angeleri

Canção Original: Alessandro Cristofori e Diego Perugini para Stabbiolo Music

Músicos: Gianluca Meconcelli, Guido Pietrella, Chiara Giorgi, Massimiliano Santella,

Alessandro Paolucci, Maurizio Cenni.

Engenheiro de Masterização: Tommy Bianchi

Pós-produção de áudio: Andrea Pestarino – Bravagente

Pós-produção de vídeo: 22 cães

Supervisor de efeitos visuais: Massimiliano Pareschi

Produção Executiva: Antonella Galassi

Produtora de efeitos visuais sênior: Federica Sbattini

Produtora de efeitos visuais júnior: Barbara De Rossi

Artista de chamas: Francesco Bianco

Artista de chamas: Cristina Ferrari

Estúdios de gravação: Stabbiolo Recording Studio (Itália) – Reel to Reel Haven (Nova York) – Registros da República (LA)

Engenheiros de som: Ignazio Morviducci, Milan Beker, Mark Harder

Audiodescrição: Scribely

Transcrição descritiva: Scribely

Bastidores: Aaron Mendez

Fotógrafo: Edward Aninaru

Consultores: Chiara Bucello, Tanisha Dayal, Shani Dhanda, Emma Gardner, Kelly Gordon, AbiJames-Miller, Catia Malaquias, Queade Norah, Priya Rekhi-Smith, Charlie Randell, Misty Coy Snyder, Natalie South-Law.


Assessoria de Imprensa CoorDown ODV

Paola Amicucci

Tel. +39 345.7549218


Yorumlar


bottom of page